Na Unidade 3 - Processos de Ensino e Aprendizagem Digital, ministrados pelas docentes Idalina Lourido e Manuela Simões, aquando do Tema 1 - Recursos Educativos em Ambientes Digitais, tive a oportunidade de me inteirar da aplicação Learning Designer, uma ferramenta digital que permite que enquanto professores planificadores nos questionemos acerca das experiências de aprendizagens que estamos a planear fazer com os alunos através das E-atividades e não só, planeando espaços temporais, alunos envolvidos, avaliação, e outros vários aspetos de um processo de aprendizagem.
Assim, consegui, aquando deste Tema 1, testar o programa, tendo efetuado o registo no site https://www.ucl.ac.uk/learning-designer/index.php
O registo é simples e requer uma conta que é facilmente criada, bastando introduzir o nome completo, e-mail, Username e uma password.
Após se efetuar o registo, é claro necessário fazer o login na conta, acedendo ao Learning Designer.
De seguida, a aplicação dá-nos as boas vindas e para criarmos uma nova planificação é necessário clicar em "Go to the Designer".
Entrando no modo "Designer", ficamos perante o menu editável da nossa aula, no qual podemos introduzir TLA's (Teaching and Learning Activities). É também aqui que designamos a nossa aula, dando um nome, definindo quanto tempo dura, quais são as metas e objetivos a atingir e que tipo de aula vai ocorrer.
"Ao clicar em Add TLA" vamos adicionar as "Teaching and Learning Activities", onde vamos definir como vai ocorrer cada TLA e quais os objetivos.Por exemplo, para esta aula fícticia, pensei numa aula de 90 minutos normal, e separei-a em 3 TLA's. Na primeira parte, elaborei uma E-atividade colaborativa entre os alunos, utilizando o Kahoot, na qual, de uma forma breve, toda a turma vai fazer um pequeno comentário a uma imagem introduzida posteriormente no Kahoot sobre o tema das alterações climáticas. Cada aluno vai então ter 25 minutos para criar o seu comentário, após a reflexão/visualização da imagem em questão. Esta é a primeira TLA. De seguida, criei a segunda TLA, com o objetivo de investigação e pesquisa, onde os alunos, com base nos comentários anteriores dos colegas vão desenvolver uma pesquisa e leitura sobre as temáticas abordadas no TLA inicial. Após esta leitura, inicia-se a terceira e última TLA, em que os alunos vão preencher um formulário (aqui defini que seria feito no Google Forms), de modo a inquirir os conhecimentos adquiridos nas TLA's anteriores.
Após o correto preenchimento das atividades no Learning Designer, temos agora vários recursos, um deles é a exportação da nossa aula que pode ser feito para várias plataformas (O moodle é uma delas). Optei neste exemplo pelo Word, em que é criado um documento em formato DOC com o resumo da aula criada.
É possível também partilhar e dar permissões de edição da nossa aula a um outro registo, neste caso a partilha podia ser efetuada com um colega, que podia aproveitar este trabalho para modificar esta aula, criando a sua própria aula ou mesmo colaborar na mesma aula, caso fosse dada pelos dois colegas.
O modo "Analysis" cria-nos gráficos bastante intuitivos que resumem a aula e permitem-nos analisar com facilidade a experiência de aprendizagem desta aula.
Em conclusão achei esta ferramenta uma mais valia para a planificação de aulas híbridas em que utilizamos E-atividades, porque de uma forma rápida e prática ficamos ao dispor de um resumo muito abrangente daquilo que será a aula, com gráficos que são automaticamente criados, com o modo partilha que é muito útil no âmbito do trabalho colaborativo entre colegas e julgo que é uma ferramenta que certamente irei utilizar nas minhas aulas futuras.
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