Na Unidade Curricular 2 - Ecologias e Ambientes Virtuais de Aprendizagem abordamos o conceito de Literacia Digital. A palavra inglesa “literacy” tem uma definição simples e significa a capacidade de ler e escrever. No entanto, o seu significado específico está sujeito a um debate sem fim, não existindo uma tradução direta em muitas línguas para o termo literacia. Neste enquadramento, voltando a nossa especificidade para as novas tecnologias, Mazurkievicz (2013, p. 55) considera o seguinte: “Compreendo que a literacia é um processo em desenvolvimento em que é essencial permanecer atualizado face às inovações tecnológicas e à sua aplicação ao dia a dia nos mais diversos contextos, e adotar como conceito de literacia digital são as habilidades e estratégias que permitem utilizar as TIC de forma eficaz para identificar, localizar informações, avaliar criticamente a utilidade dessa informação, sintetizando as informações e então comunicar de forma correta essas informações.”
A alfabetização digital requer mais do que apenas a capacidade de usar software ou operar um dispositivo digital; inclui uma grande variedade de habilidades complexas, como cognitivas, sociológicas e emocionais que os utilizadores precisam ter para usar os ambientes digitais de forma eficaz e o termo literacia digital, ligado a esses requisitos vem traduzir competências digitais práticas, capacidade de gerir a segurança digital, capacidade de criar conteúdos digitais e de uma comunicação digital eficaz.
Certamente que ao longo desta Pós-Graduação terei a oportunidade de reformular este post e melhorar o meu conhecimento e entendimento sobre o conceito de literacia digital.
Referências Bibliográficas:
Mazurkievicz, G. L. (2013). Educação a distância e a literacia digital no processo de formação continuada de professores. Tese de doutoramento. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica.
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