sábado, 15 de junho de 2024

Modelo Pedagógico para Desenvolvimento de Atividades Centradas na Desconstrução de Imagens em Movimento


No Tema 2 - Modelo Pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento da Unidade 4 - Tecnologias de Imagem, Áudio e Vídeo, o professor J. A. Moreira, fala-nos através de um vídeo no Youtube, de um modelo que desencadeia uma série de atividades que se vão desenvolvendo para alcançar os objetivos. Todos os formandos da Pós-Graduação tiveram a oportunidade de comentar e debater sobre esse modelo, dando a sua opinião.







Assim, como nos relata o professor, são cinco os pilares fundamentais do Modelo Pedagógico para desenvolvimento de atividades centradas na desconstrução de imagens em movimento:








Em relação ao primeiro pilar fundamental do Modelo, o professor, J. A. Moreira refere a importância do cariz humanista nas experiências educacionais, ou seja, a importância do professor e do aluno. Uma vez mais, é neste prisma que a Inteligência Artificial não vai, pelo menos por agora, substituir os humanos e a sua componente humana, por mais tecnologia que exista. Como o orador diz, “as tecnologias não são os elementos nucleares mas sim elementos mediadores importantíssimos porque estamos a utilizar uma educação digital…”.


Em relação à construção que se consegue com a colaboração, tive a oportunidade de comentar que a colaboração entre todos os intervenientes num modelo pedagógico só o enriquece, transforma e o faz evoluir. Infelizmente não é isso que se passa em muitos casos reais, pois ainda vemos o professor a trabalhar muito para si mesmo mas julgo que quando mais digitalizado for o ensino, mais isso tenderá a não ocorrer, pela própria facilidade de partilha de materiais e conhecimentos, senão veja-se o modelo aberto que temos nesta Pós-Graduação, onde tudo é discutido de forma aberta, onde é permitido retirarmos ideias dos Portefólios dos nossos colegas e onde a entreajuda é sempre presente.


Em relação ao quarto princípio do Modelo Pedagógico, é-nos trazida a perspetiva da vantagem da utilização de diferentes formatos. Esta diversificação de multiliteracias assume diferentes perspetivas de formatos multimédia e diferentes panoramas audiovisuais e esta multiplicidade de recursos vai enriquecer o desenvolvimento das atividades. Tive a oportunidade de referir no debate a questão da tarefa árdua que os professores vão ter de fazer para desenvolver materiais digitais mas a questão da diversificação e que pode ser atenuada com os princípios atrás referidos, ou seja, a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem baseada na interação.


Finalmente, em relação à aprendizagem baseada na flexibilidade acaba por ser também um exemplo daquilo que tem sido a nossa Pós-Graduação pois a disponibilidade temporal do estudante é tida em conta, e a comunicação assíncrona possibilita isso mesmo, dando a oportunidade ao estudante para se inteirar das leituras dos recursos disponibilizados, processamento da informação e após isso, a reflexão e diálogo nas salas assíncronas.


Referências:


Moreira, J. A. (2017). A Pedagogical Model to Deconstruct Moving Pictures in Virtual Learning Environments and its Impact on the Self-concept of Postgraduate Students. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 13(1), 77-90

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