O tema da Inteligência Artificial foi muito debatido, o que faz sentido numa era digital e onde se discutem estratégias pioneiras para o ensino. No debate, referi que o professor não está limitado às aulas que tem de dar mas a um conjunto de burocracias, relatórios, projetos e avaliações. Talvez com o aprofundamento do recurso ao ensino digital tudo isto se possa facilitar. O próprio conceito de tempo no paradigma Onlife pode ser aqui visto de uma outra forma e a Inteligência Artificial vem trazer ferramentas para aprimorar as nossas tarefas, daí que vejo os recursos digitais como mais valias para a otimização do nosso trabalho.
Nesse âmbito e na questão da responsabilidade do professor em fazer uma boa curadoria e de usar a IA para gerar imagens a seu pedido, partilhei um exemplo cómico de um pedido à IA para a criação de uma imagem que relatava o Bill Gates a instalar o Windows (janelas) (Bill Gates installing Windows). É claro que isto foiuma piada, mas reflete de certo modo que o professor não passa a ser ignorante com a chegada da IA, pelo contrário, ele detém o conhecimento para utilizar a IA da forma correta de maneira a que ela gere o pretendido muito rapidamente, com eficácia e sem erros como este abaixo.
Ainda no debate, acrescentei algo que julgo que se enquadra no que os meus colegas estavam a comentar sobre o tema que tem a ver com o que disse numa entrevista ao New York Times, o Ted Sarandos (co-CEO da Netflix), citando: “A Inteligência Artificial não vai substituir o teu trabalho. A pessoa que usar bem a Inteligência Artificial é que provavelmente vai substituir o teu trabalho.”
Também numa sessão síncrona o tema da IA foi debatido como um potencial mecanismo de ajuda aos professores. O professor J. A. Moreira referiu a IA como um elemento facilitador do ensino e deu o exemplo de como a IA pode ajudar a economizar o tempo dos professores, que é ao longo dos tempos uma enorme razão de queixa por toda a unidade docente. Também sobre a questão do vídeo se analisou como a IA virá facilitar a questão de todo o processo de edição, deixando as tarefas mais técnicas para a própria IA e deixando para os professores a tal questão da curadoria, de saberem seleccionar corretamente, planificando o vídeo de acordo com o planeado para a aula, introduzindo assim o vídeo como um elemento que visará num processo bem planeado, trazer uma enorme mais valia ao ensino, por todos os motivos já analisados nesta Unidade Curricular 4.
Referências:
Yahoo! (2024). https://es-us.vida-estilo.yahoo.com/ted-sarandos-codirector-ejecutivo-netflix-123700418.html
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