Após a leitura da Parte 3 do livro "REIMAGINAR NOSSOS FUTUROS JUNTOS — Um novo contrato social para a educação", publicado em 2022 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, estabeleço o seguinte resumo:
No capítulo 8, registam-se quatro prioridades importantes para se chegar a 2050 com uma melhor educação, no que diz respeito à pesquisa e inovação:
- Direito à educação para todos, com uma investigação sobre o futuro da educação,
- Inclusão de diversas fontes de conhecimento que podem oferecer uma visão compartilhada,
- Necessidade de uma adequação à realidade social de cada contexto e lugar,
- Todas as organizações devem fazer esta reformulação, dando responsabilidades aos governos e organizações internacionais.
No capítulo 9 é feita uma reflexão e pede-se um compromisso à educação pelo bem comum, numa construção de consensos e na busca por uma educação com propósitos partilhados, na qual a própria UNESCO se assume como agente responsabilizado, na sua capacidade de mobilização a nível mundial.
Em conclusão, Governos, sociedades, professores e todos os intervenientes têm o seu papel na importância de uma melhor educação e todos devem participar. Para isso é necessário diálogo, responsabilidade e a transformação da cultura educacional é da responsabilidade de todos.
“Mudaremos de rumo por meio de milhões de atos individuais e coletivos de coragem, liderança, resistência, criatividade e cuidado.”, pp. 154
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