Abordando a Unidade Curricular 4 - Tecnologias de Imagem, Áudio e Vídeo, analisamos assim as possibilidades do audiovisual no ensino.
Por mais que o professor seja competente na criação de recursos audiovisuais, se não obedecerem a critérios pedagógicos e não tiverem objetivos definidos, não vão alcançar os objetivos pretendidos no processo de ensino/aprendizagem. Por exemplo, a introdução de um filme no início da aula para depois se efetuar uma análise, crítica, reflexão ou debate será uma metodologia a analisar consoante os objetivos pretendidos, a turma em questão e a planificação cuidada da aula. O recurso audiovisual pode assim ser assumido como um recurso pedagógico, se bem estruturado, planeado e apoiado. Um outro exemplo que é uma ficha de visualização de um filme, visará que os alunos façam uma análise/resumo do que viram, criando reflexões sobre o tema do filme. Mais do que isso, como é descrito por si mesmo no documento “Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo”, “o vídeo deve ser entendido na sua dupla vertente de objeto de estudo e de recurso pedagógico” (Moreira, pp. 8). Neste seguimento, o autor aborda as possibilidades didáticas de Ferrés, sendo elas as seguintes:
Há portanto que definir um modelo pedagógico, adequá-lo à turma/público-alvo em questão, de modo a que a atividade utilizada com o recurso ao audiovisual seja "motivadora, envolvente e intencional", promovendo a aprendizagem.
Referências:
Moreira, J. A. (2021). Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo. São Carlos: Grupo Horizonte – UFSCar.
FERRÉS, J. Vídeo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Sem comentários:
Enviar um comentário