terça-feira, 25 de junho de 2024

Avaliação Digital - Conceitos de Avaliação sumativa, avaliação formativa e feedback

No que diz respeito à Unidade Curricular 5 - Avaliação Digital, ministrado pelas docentes Angélica Monteiro e Ana Machado, a Unidade iniciou-se no dia 11 de junho, e, após as leituras e análises aos recursos disponibilizados, o fórum iniciou o seu desenvolvimento no dia 17 de junho e como tem ocorrido ao longo desta Pós-Graduação, os colegas estiveram ao rubro com as suas opiniões e análises, pontos e contrapontos, e creio que se desenvolveu um diálogo extremamente enriquecedor relativamente ao tema desta Unidade 5 que era sobre a avaliação digital. Assim sendo, as professoras iniciaram o debate com várias questões e foram elas as seguintes:



“Com base na leitura dos recursos consultados, responda às seguintes questões:

- Quais as caraterísticas da avaliação formativa x sumativa e quais as intencionalidades pedagógicas subjacentes a cada tipo de avaliação? Quais as possíveis relações entre os dois tipos de avaliação?

- Que tipos de feedback e qual a importância deste elemento na avaliação digital?”



Comecei por dar uma resposta direta às perguntas em questão, fazendo uma abordagem inicial dos dois tipos de avaliação referidas (formativa e sumativa), abordando após a questão do feedback:

“Bom dia,

Tentando responder a algumas das questões colocadas referentes à avaliação formativa, sumativa e ao feedback,

A avaliação formativa visa contribuir para as aprendizagens do aluno; vai ser sempre uma avaliação contínua e tida em conta ao longo das aprendizagens e competências que vão sendo mobilizadas ao longo do processo de ensino.

A avaliação sumativa avalia as aprendizagens, apresentando um balanço pontual que clarifica os alunos, dando feedbacks integrados.

Ambas as avaliações descritas contemplam o feedback, sendo que na avaliação sumativa este será mais integrado e realizado mais numa fase final dos processos de ensino/aprendizagem. Na avaliação formativa, o feedback permite aos alunos situarem-se no seu processo de aprendizagem bem como auto regularem-se, sendo que facilita todo o processo de aprendizagem.

O feedback reveste-se assim de uma crucial importância, fornecendo aos alunos informações de onde estão e para onde devem ir e deve ser traçado com o reforço positivo, orientando o processo de ensino e aumentando o grau de envolvimento dos alunos.”



Ainda neste mesmo dia, a colega Elisabete Picanço aprofundou muito bem a questão do feedback, com referências a Pinto, L., no documento “A avaliação numa perspetiva formativa”, referindo ainda anteriormente a questão da dificuldade que é avaliar, ao qual tentei dar seguimento, comentando e referindo também a honestidade que traz o feedback ao processo de ensino/aprendizagem e como mais valia que é para o processo da avaliação:







Posteriormente, abordei o conceito da avaliação digital como englobante destes três recursos analisados escrevendo o seguinte:


“Temos estado aqui a aprofundar estes três pilares da avaliação que são a avaliação formativa, avaliação sumativa e o feedback e é seguro afirmar que a avaliação digital vem englobar estes três conceitos de uma só vez. A avaliação digital, através das suas ferramentas, vem facilitar e promover a aprendizagem, pois promove e motiva os alunos de uma forma instantânea, não fosse a mesma, se assim pretendida, também automática. Posso por exemplo dar o exemplo do Moodle, em que o aluno, perante um questionário obtém feedback instantâneo. Também no Classroom é possível aos alunos elaborarem trabalhos que são automaticamente avaliados diretamente ou indiretamente pelo professor, que acede aos mesmos de forma instantânea, podendo dar feedback através de comentários, fazendo sugestões, e se assim entender, avaliar de forma formativa, para depois, seguir para a avaliação sumativa.”



Desta forma, e também com o contributo dos colegas, estava dado o mote para estes três conceitos da avaliação, que são a avaliação formativa, a avaliação sumativa e o feedback, que tão úteis e clarificadores podem ser na avaliação e, no caso específico da avaliação digital, sublinharia ainda mais o feedback, especificando-o como essencial. E comentarei no meu post seguinte, há a acrescentar o conceito de feedfoward. Todos estes conceitos se estruturam na avaliação digital a partir dos conteúdos, dos objetivos e das competências que o estudante deverá adquirir. Como referiu a professora Ana Machado em resposta ao meu primeiro comentário na sala de aula virtual 1, “O facto de o estudante saber realizar ou desenvolver uma atividade, mobilizando o conteúdo, traduz-se evidentemente numa competência”.



Referências: 

Machado, E. A. (2021). Feedback. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Pinto, J. & Santos, L. (2006). A avaliação numa perspectiva formativa. In J. Pinto & L. Santos, Modelos de Avaliação das Aprendizagens (pp. 97-128). Lisboa: Universidade Aberta.


Pinto, J. & Santos, L. (2006). A avaliação numa perspectiva formativa. In J. Pinto & L. Santos, Modelos de Avaliação das Aprendizagens (pp. 97-128). Lisboa: Universidade Aberta.


Pestana, F., & Cardoso, T. (2021). Como avaliar com Tecnologias Educacionais em Rede? Dimensões de uma estratégia num Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning, 4(2), 61-76.

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