sexta-feira, 7 de junho de 2024

Conclusões Pós debate na sala Sala de Aula Virtual sobre a Linguagem Audiovisual


No âmbito da Unidade Curricular 4 - Tecnologias de Imagem, Áudio e Vídeo, no Tema 1 - "A linguagem audiovisual e o seu potencial em ambiente educativo", lecionadas pelos professores José António Moreira e Magda Teixeira, foi lançada uma questão no pertinente à qual eu e os meus colegas tentamos responder, debatendo sobre o assunto de uma forma muito interessante. A questão era: "Faz sentido, no contexto atual do paradigma da educação digital em rede, incorporar a linguagem audiovisual e desenvolver pedagogia (s) da imagem?"

Tentei então responder, abrindo o debate e dei a seguinte opinião:


Se os alunos estão em constante contacto com a linguagem audiovisual, faz todo o sentido que se faça este acompanhamento indo ao encontro dos seus interesses numa perspetiva apelativa. Não obstante, o mundo do audiovisual está, ainda que sempre presente na nossa sociedade, longe de ser acessível ao professor atual do ponto de vista da criação de recursos, em comparação e contraste com o ensino de papel e caneta. Aqui, há que admitir que vai ser necessária formação de qualidade para os professores, para que esta criação de recursos audiovisuais e de análises iconográficas seja feita num âmbito de sensibilização para a importância da utilização dos recursos que contém esta linguagem audiovisual, daí a formação para uma “literacia audiovisual”, como nos fala J. António Moreira no seguinte vídeo:






Contudo, a evolução da tecnologia não pára nem um segundo e eu lancei uma questão relacionada com a concentração dos alunos que se prende com a própria utilização destes recursos audiovisuais: os vídeos que eles vêem estão cada vez mais curtos e sucintos. Até isto é um desafio para o professor. Em suma, esta pedagogia da imagem deve ser utilizada num contexto se encontrar no mundo dos alunos e visando promover a sua educação, trazendo com isso mais valias, gerando reflexões e de uma forma construtiva, possibilitar uma educação moderna, ligada ao audiovisual.


Nessa perspetiva, os meus colegas deram respostas e enquadramentos muito pertinentes sobre a questão do tamanho dos vídeos e sobre a pedagogia da imagem bem como os desafios e contrariedades que tendem a existir neste mundo do enquadramento do audiovisual no ensino.


Menciono a resposta do meu colega Pedro Paulo, que deu uma resposta muito positiva em relação ao que acha sobre o assunto, que achei pertinente partilhar:




Por outro lado, a colega Marisa Sousa, deu a sua opinião, fundamentada, e aborda uma questão que eu se calhar não tinha pensado bem e que me fez refletir. De facto, no ensino os alunos vão variar os nossos instrumentos motivadores na sala de aula, e estes podem resultar para determinados público-alvo, ou não. Deixo aqui a opinião da colega e a minha resposta:



Também no fórum, achei importante referenciar “A Framework for Film Education”, que aborda o conceito de literacia fílmica que, não pretende standardizar o conceito de cinema na educação, mas sim criar modelos práticos, adaptados à realidade das necessidades e interesses de cada país, na Europa.



Este documento visa inspirar e preparar as pessoas em toda a Europa para que possam aceder, desfrutar, compreender, criar, explorar e compartilhar filmes em todas as suas formas ao longo das suas vidas e pode ser consultado aqui:



Referências:


Moreira, J. António, Tópico 1 - A linguagem audiovisual e o seu potencial em ambiente educativo. Youtube, 18/05/2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qUUsm5X1SA


“A Framework for Film Education”, vários contribuidores. Disponível em: https://www2.bfi.org.uk/screening-literacy-film-education-europe


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