quinta-feira, 11 de julho de 2024

Avaliação com recurso à Inteligência Artificial - Parte 3 - A minha reflexão à análise da IA ao meu plano

Centrando-me nas sugestões do ChatGPT, tenho a referir que estou surpreendido pela positiva com as suas conclusões, que sem dúvida, trouxeram sugestões positivas e críticas ao meu trabalho. Nunca tinha pensado até ao momento usar o ChatGPT para avaliar o meu próprio trabalho e tenho de reconhecer que a integração da IA visa melhorar significativamente o desenvolvimento do meu plano de avaliação. Por exemplo, no ponto 1, que foi o que achei mais interessante, o ChatGPT menciona que deveria ter detalhado mais as estratégias e ferramentas específicas que serão usadas para apoiar os alunos durante o desenvolvimento do projeto e reconheço que poderia ter sido mais detalhado, sendo mais específico no tipo de ferramentas de apoio (que não referi). Existem outros pontos que apesar de não ter referido no plano, sei que iria fazer, como por exemplo o ponto 3 (inclusão de elementos concretos e exemplos). Digo isto porque quando desenvolvo atividades similares, por norma dou sempre exemplos de vários jogos já elaborados, dos seus pontos fortes e apresento um pouco do código desenvolvido de forma aos alunos tirarem algumas ideias, antes de iniciarem o seu próprio projeto. Finalizando, pontos como a diversificação dos critérios de avaliação ou a elaboração dum plano de contingência (para alunos que não consigam terminar o projeto tão bem ou que não consigam individualmente atingir os objetivos) são sugestões mais do que bem vindas e realistas dentro da própria essência do projeto.

De resto, procurei planificar uma atividade que “facilitasse ao estudante um processo de feedback para a melhoria da sua forma de aprendizagem”, estruturando a avaliação, “a partir dos objetivos e das competências que o estudante deverá adquirir”.


Referências:


Moreira, José António; Henriques, Susana; Barros, Daniela; Goulão, Maria de Fátima; Caeiro, Domingos. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Lisboa, Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Avaliação com recurso à Inteligência Artificial - Parte 5 - Debate e discussão de vários planos e ideias

 Creio que não será injusto referir que este foi de longe o debate que suscitou mais comentários, sendo por isso mais difícil criar um resum...